terça-feira, 27 de novembro de 2007

Nada é Imposto

Nada na vida deve ser imposto, amor ou amizade deve ser um sentimento natural de partilha, onde as ideias de uns e outros devem ser respeitadas, ninguém é propriedade de ninguém, ninguém é proprietário de alguém, logo deve haver igualdade de circunstancias, todos gostamos de ser ouvidos, assim como gostamos de ser aceites, para isso é que existe a comunicação, para ouvir e ser ouvido, respeitar e ser respeitado, todos nós temos as nossas manias, algumas vincadas que se acentuam mais ao longo dos anos, mas não podemos deixar que isso invada a liberdade do outro, ceder sim, mas dizer sempre que sim pode ir contra os nossos princípios, podemos até nem estar a ser o melhor amigo do próximo.
Partindo do principio da igualdade, nada é imposto, e quando isso acontece, quando deixo de ser ouvido, quando deixo de ser compreendido, quando as minhas vontades, gostos, ideias, deixam de ser respeitadas, quando a minha liberdade de ser simplesmente humano é invadida, meus amigos isso é quase escravatura, ou damos o "Grito do Epiranga", ou lutamos contra, e se isso acontece é porque se chegou a um extremo, mas não vale a pena lutar com quem não nos ouve, então resta- nos um afastamento com a dignidade que nos resta, assumindo as nossas culpas, as que temos.
Não sou pessoa de dizer mal dos outros, não sou pessoa de querer o mal dos outros, a minha mesa é muito pessoal, respeito a dos outros também, não sento nem me sento á mesa de ninguém para o tratar como o melhor dos amigos e depois pelas costa dizer o pior, não tenho que passar por essa falta de respeito comigo próprio, não tomei nenhum elixir da amizade, logo não sou amigo de todos, a vida é mesmo assim, um conflito de interesses e mesmo sem querer acabamos por ir de encontro a vontade o querer de alguém, vou fazendo os meus inimigos, o mundo não é perfeito e eu também não, agora isso não significa que eu não tenha que respeitar mesmo o pior deles todos.
Se gosto de ser ouvido tenho que respeitar os outros, não posso sair por ai a criticar a vontade alheia, ninguém de amigo passa inimigo só porque tem opiniões diferentes, existe uma palavra no nosso vocabulário chamada respeito que deve ser traduzida em sentimento pelo próximo.
Logo nada é imposto, até porque hoje tu amanhã eu, podemos sofrer as consequências de tal acto.
Rui Pedro Arruda.

1 comentário:

MIMO-TE disse...

Ups! O meu comentário desapareceu, tenho que escrever de novo! Bem vou tentar escrever igual. :)

Ainda bem que pensas e actuas assim. Eu também, e sinceramente até me custa ver pessoas que não entendem algo tão bom. Como diz o maior sábio da Globosfera o meu querido Amaral, "tudo o que se dá, retorna" eu acrescento em dobro!
É tão fácil, é tão bom... enfim!

Olha tenho um mimo no meu blog que ainda não foste buscar. Eu gostava muito de o ver no teu blog e se quiseres podes dar continuidade ao desafio. Bem, mas vais buscar o mimo, pode ser?

Mimos meus